Microsoft Power Apps 2020 Release Wave 2

By | 26/07/2020

No final de junho, inicio de julho a Microsoft liberou o plano de release da segunda onda de novidades na plataforma Dynamics 365: Dynamics Sales + Marketing + Service + Power Apps + Power BI entre outros.
Esse documento releva as novidades e a datas que serão liberadas. Aqui vou mostrar algumas novidades que achei interessante na área de Power Apps.

O documento com todos os detalhes pode ser baixado aqui

Edição das permissões diretamente no Portals Studio

Nova funcionalidade que vai agregar muito no Portal. Agora será possível gerenciar diretamente pelo designer do Portals Studio. Hoje precisamos navegar pelos registros de entity permission para conseguir aplicar. Entendo que o modelo atual hoje dificulta um pouco para analisar e até mesmo aplicar um segurança correta.

Uso de formulas entre várias aplicações

Com essa funcionalidade, será possível criar regras de negócio complexas, através das formulas, e reutilizando entre as aplicações. Entendo que vai facilitar bastante com algumas regras que em algum momento precisam ser utilizada em vários lugares do mesmo tenant. So gostaria de saber se isso será possível controlar por um controlador de versão como GIT.

Páginas customizadas no model-drive app

Essa eu achei bem interessante. Vamos poder utilizar controles PCF e criar layouts customizados. Isso vai permitir dar uma cara mais próxima a realidade do cliente em algumas situações.

Melhoria na pesquisa global no model-driven app

Uma melhoria bem legal que vai auxiliar o usuário na localização de registros utilizando a pesquisa global. Agora a barra de pesquisa ficará fixa no cabeçalho permitindo localizar o registros rapidamente.
Outra coisa legal que conforme você vai preenchendo o que você deseja localizar ele vai apresentando as opções.

Recent searches and records

Controles PCF no Power Apps Portals

Essa eu gostei bastante! Controles PCF poderão ser adicionados dentro do Power Apps Portals. Entendo que o futuro do webresources são os PCFs. Recomendo muito você aprender como utilizar, pois vai te ajudar bastante, com componentes poderem ser reutilizados em várias locais e aplicações na plataforma toda. Aqui no blog tem alguns post sobre PCF

Operações com Web API no Power Apps Portals

Essa desde quando surgiu o Portals é um dis requerimentos de vários desenvolvedores. Permitir fazer CRUD por javascript no Portals. Hoje precisamos fazer alguma “gambiarras” para ter algo próximo.

O documento contém diversas outras melhorias e funcionalidades. As listadas acima foram as que achei mais interessantes até o momento. Infelizmente a maioria não esta liberada ainda para testar até a data desta publicação. Tão logo tiver, vou fazer um post a respeito de cada uma.

Até o próximo post!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Protected by WP Anti Spam