Olá meus queridos leitores. Vamos para mais uma dica bacana? Já surgiu a necessidade de validar se a Business Rules que você criou se ela está funcionando corretamente? Com esse post você poderá debugar e analisar as business rules permitindo realizar validações do porque sua regra não foi aplicada.

A business rules, é uma funcionalidade que auxilia bastante os consultores da plataforma a implementar regras de negócio sem a necessidade de codificação.

Porém muitas vezes algumas regras ficam extensas e acabam dificultado a sua análise em uma situação de falha. Então como o desenvolvedor pode apoiar e verificar se a regra esta funcionando ou sendo aplicada corretamente.

De maneira nativa não temos nenhuma ferramenta que possibilite isso, mas com alguns macetes é possível verificar.

Para isso, vamos utilizar a ferramenta XrmToolBox (www.xrmtoolbox.com) e vamos utilizar o plugin FetchXml Builder. Adicione o seguinte fetchxml no plugin

<fetch>
  <entity name='workflow' >
    <attribute name='uniquename' />
    <attribute name='clientdata' />
    <attribute name='name' />
    <filter>
      <condition attribute='type' operator='eq' value='1' />
      <condition attribute='category' operator='eq' value='2' />
      <condition attribute='statecode' operator='eq' value='1' />
      <condition attribute='name' operator='eq' value='Nome da sua Business Rules' />
    </filter>
  </entity>
</fetch>

Ao realizar a pesquisa você vai localizar a coluna clientdata percebemos que ele tem a seguinte estrutura xml:

Dentro dessa estrutura temos um node chamado <clientecode> este é o código gerado durante a criação da da business rules. Com isso conseguimos obter o nome da função, que no exemplo acima é pbl_8b12a2c7088c49aa93b3b618e2b26ea4.

Agora o que precisamos fazer é abrir o forma da entidade e através do Developer Extensions do seu browser localizar o método.

Pronto! agora é adicionar um breakpoint e começar a analisar a sua business rules!

Espero que tenham gostado dessa dica, pois quando eu descobri, me auxiliou bastante na resolução de problemas quando uma regra da business rules não é aplicada. Como no caso, quando que ela não é executada quando o campo não está disponível no formulário.

Até o próximo post!

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