Os plugins low-code foram apresentado no Microsoft Build deste ano, um novidade bastante apreciada por toda a comunidade, pois não somente desenvolvedores, mas agora é possível também consultores, sem o expertise em desenvolvimento criarem plugins e actions para serem utilizados nas suas tabelas, canvas apps e power automates. Essa a democratização do power plataform!

Existem atualmente dois tipos de plugins que podem ser criando com low-code:

  • Instântaneo: Plugin que é executado quando chamado manualmente, em um canvas app ou power automate. Permite informar parâmetros de entrada e saída. Permitindo ser utilizado em diversos momentos quando for necessário.
  • Automatizado: Assim como os plugins via codigo que existem hoje, eles são disparados através de um evento ocorrido no registro (criação, atualização e exclusão). Não tem suporte a parâmetros de entrada ou saída.

Ambos são executados de maneira assíncrona. Para criação desses novos tipos de plugin o usuário precisa ter os direitos de acesso de System Cutomizer ou System Administrator.

Nesse post vamos focar no plugin instântaneo. Para iniciar, precisaremos instalar o Dataverse Accelerator, pois essa feature esta sendo disponibilizada pelo Microsoft – Power CAT. Acesse seu ambiente através do painel administrativo do power apps (https://admin.powerplatform.com) e selecione seu ambiente.

Após clique em Dynamics 365 Apps, e verifique se a solução já aparece disponível para você, caso contrário, cliquem em “Install App”, e selecione na lista o Dataverse Accelerator e clique em next para instalar. Aceite os termos e clique em install.

Selecion e Dataverse Accelerator
Aceite os termos e clique em instalar.

Aguarde a instalação concluir, não é necessário ficar com a janela aberta, após isso abra o maker do seu ambiente e em Apps, selecione o aplicativo Dataverse Accelerator App.

Com o aplicativo aberto, vamos no menu superior e clicar em “+ New Plugin” e selecionar “Instant plugins“.

Antes mesmo de iniciar a criação se você verificar no canto superior direito da sua tela, poderá selecionar qual solução esse novo plugin irá ser criado. Lembre-se sempre de selecionar, pois caso contrário, ele irá para solução default.

O processo de criação é bem simples e foi divido em etapas para auxiliar. Na primeira etapa vamos dar um nome e uma descrição para o plugin instântaneo. Aqui vamos simular que estamos querendo validar se já existe um cadastro de contato com um e-mail. Clique em next para continuar.

Agora vamos informar qual é a ação que desejamos que este plugin realize. Como vimos anteiormente esse tipo de plugin suporta parâmetros de entrada e saida. Atualmente suporta os seguintes tipos: texto,inteiro,decimal,flutuante e booleano.

Agora vamos adicionar os parâmetros e também vamos colocar a formulá, utilizando Power FX, para fazer a execução quando o plugin for acionado. Configure conforme a imagem abaixo e clique em next.

//Formula
{Resultado: CountIf(Contacts,Email = EnderecoEmail) > 0}

Será apresentado um resumo do que você configurou, análise e valide se está tudo correto, caso tenha alguma inconformidade você pode voltar e alterar. Cliquem e “Save” para confirmar e realizar a criação dio plugin.

Após salvo, será possível testarmos para validar o plugin. Para isso clique no botão “Test

Informe um endereço de e-mail existente e clique em “Run“. Será possível verificar o resultado ao lado.

Agora podemos utilizar ele em um canvas app ou power automate. Nesse caso vou criar um power automate. Para selecionar o plugin precisaremos selecionar o connector do Dataverse e selecionar um unbound action.

Procure o plugin e então informe o valor que deseja utilizar:

Pronto! Agora basta e executar e verificar que será disponibilizado o parâmetro de saída para uso.

Por enquanto esses tipos de plugins estão em preview e não devem ser utilizado em ambientes produtivos, existem algumas falhas e limitações que certamente vão ser atualizadas em seguida. Porém, recomendo fortemente a utilizar em seus testes ajudar a evolução dessa feature.

Para mais informações consulte a documentação oficial Use Dataverse low-code plug-ins – Power Apps | Microsoft Learn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Protected by WP Anti Spam