No post de hoje venho apresentar uma dica de algo que acabei descobrindo a partir de um problema relatado por um cliente.
O Problema: Toda vez em que um usuário é movido para uma outra BU, todos os registros que estão em sua posse também são movidos da unidade de negócio.
Sabemos que isso é um processo padrão da ferramenta, pois entende-se que ao mover o usuário, seus registros que lhe pertencem também são movidos para que o usuário tenha o acesso correto. Porém para este cliente a troca de unidade afetava sua visão analítica pois não permitia mais saber se o registro pertencia aquela unidade desde do seu surgimento.
Ao realizarmos a ação pela interface antiga, ele não apresenta nenhuma mensagem que irá fazer esse movimento dos registros existentes. Porém ele executa um fluxo de trabalho interno pelo sistema que podemos ver pelo log de trabalho de sistemas.
Agora se realizarmos a mesma ação através da interface da administração do Power Platform, podemos ver que já aparece marcada a opção de transferir os registros para a nova unidade.
Então eu pensei, será que é possível deixar essa opção desmarcada? E então após algumas pesquisas descobri que dentro da OrgDBSettings, existe uma variável na qual podemos desabilitar e com isso evitar a mudança dos registros quando o usuário é alterado da unidade.
A configuração é a “AlwaysMoveRecordToOwnerBusinessUnit“. Por padrão ela vem definida com o valor verdadeiro, basta alterar ela para o valor para falso para que a opção venha desmarcada ao realizar a movimentação do usuário com a unidade de negócio. Para modificar essa configuração eu recomendo utilizar o plugin OrgSettings que existe dentro do XRMToolBox.
Com configuração desativada a tela antiga que não mostra essa opção também não irá realizar a movimentação dos registros.
Espero que tenham gostado dessa dica, e até o próximo post!