Quem usa o Dynamics CRM 2013 ou 2015, deve ter se deparado com a seguinte mensagem ao tentar excluir um campo:

Excluir Campo

Porém, alguns passos padrões são executados tais como:

  • Remover dos formulários
  • Remover das exibições
  • Remover de Workflows
  • Remover do Mapeamento automático
  • Removeu da Regras de Negócio

Após todos esses passos executados, ainda é informado que não é possível excluir.  Você pode estar com o seguinte problema: Regras de SLA e Regras de Criação Automática de E-mail.

Quando utilizamos regras de SLA e regras de criação de ocorrência, o Dynamics CRM cria vários fluxo de trabalhos com a regras implementada. Abaixo segue o exemplo de uma regra de SLA.

Regra de SLA - Exclusão de CampoO problema ocorre que após a exclusão da Regra de Sla e da Regra de Criação da Ocorrência, este fluxos de trabalho não são excluídos. E quando você tenta excluir recebe a seguinte mensagem.

 

Removção Fluxo de Trabalho Para poder habilitar a exclusão devemos executar o seguinte script


update WorkflowBase
set RendererObjectTypeCode = null /* Anteriormente o Valor do TypeCode era 9750 */
where name = 'Regra SLA'

Ocorre que o CRM valida através do RenderedObjectTypeCode, a entidade que gerou este workflow. Se estiver nulo não foi gerada pelo sistema, caso esteja com valor preenchido, como no caso da Regra de SLA que é 9750, neste caso, ele informa que é de sistema e impede a exclusão. Realizando este update, você irá facilmente excluir via interface do CRM o registro do workflow que está travando a exclusão do campo sem maiores problemas.

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