Olá Pessoal! Blog estava meio parado, mas agora estaremos aos poucos voltando com mais informações.

Para iniciar, vou mostrar uma funcionalidade bem legal que contém no Microsoft USD (Unified Service Desk). Chamar eventos através de javascripts.

Para quem utilizava CCF (customer care framework) ou o CCA (customer care acceleration), quando queríamos executar eventos através de um website próprio ou até mesmo o formulário do CRM, precisávamos mapear o campo ou botão para que desta forma, fosse disparado o evento de click ou changed. Porém agora no USD, isso não é mais necessário. Agora podemos realizar uma chamada direta para o evento, ficando mais simples e prático. Pois no caso de página web, se fosse trocada alguma posição do elemento o mapeamento não funcionaria, necessitando refazer.

Vou utilizar aqui como exemplo o formulário do CRM. Sabemos que os campos do CRM, tem o evento onChange() dessa forma, vamos colocar dentro desse evento o javascript que chamará o evento do Unified Service Desk.

 

E como é feito isso?

Pois bem, quando a página está dentro ou sendo controlada externamente pelo engine do USD, ele fica observando os acontecimentos, sendo assim, a ferramenta implementou que sempre quando for realizada uma chamada para um site com a seguinte url http://event/?, irá interpretar que deve ser chamado um evento.

A ferramenta permite definir o evento e também adicionar parâmetros para enviar, que podem ser usando quando o evento for disparado.

Ex:

http://event?eventname=NOME_DO_EVENTO&param1=PARAMETRO_1&param2=PARAMETRO_2

eventname=NOME_DO_EVENTO -> Nome do evento registrado no USD

param1=PARAMETRO_1 -> Parametro a ser enviado para o evento no USD

Simples né?

Basta chamar agora um window.open para que seja disparado o evento

 


function DisparaEventoUsd()

{

//Dispara um evento chamado 'Atualizar Telefone' passando como parametro o telefone

window.open("http://event?eventname=AtualizarTelefone&param1=011334574125");

}

Pronto! Agora bastar colocar dentro do evento onchange() do campo desejado e quando for alterado ele irá disparar o evento do USD que irá então executar as ações configuradas. Não se preocupe que nenhuma página sera aberta, com essa url a ferramenta cuida em ignorar este processo.

Espero que tenham gostados e até o próximo post!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Protected by WP Anti Spam