Como vocês todos já sabem o Power Automate é uma ferramenta robusta e que permite comunicar-se através de seus conectores em diversos outros sistemas.
Sendo assim, muitas vezes acabamos trafegando dados que podem ser sensíveis dependendo do cliente como bancos e seguradoras. Mas além disso temos as questões de LGPD, onde as informações utilizadas durante o fluxo não deveriam ficar disponíveis para consulta, evitando assim um possível roubo de dados, onde sabemos que muitas vezes ocorrem por dentro da própria empresa.
Mas então como Power Automate pode proteger as informação que está sendo utilizada?
Nos fluxo de nuvem, se você nas parte de configuração, será possível visualizar duas opções a baixo:
Security Inputs (Entradas Seguras) – Quando ligado está opção ele irá ocultar as informações de entradas utilizadas para executar a ação. Por exemplo, se você tem uma ação que precisa por exemplo passar o número do cartão de crédito de um cliente, com a opção ativada ele não vai disponibilizar a visualização do número quando for visualizar o log de execução.
Security Outputs (Saídas seguras)- Quando ligado está opção ele irá esconder as informações de saídas produzidas pela ação. Por exemplo, quando você solicita o saldo da conta de um cliente e por questões de segurança a informação não pode ser visualizada. Ativando a opção no log de execução a informação não ficara disponível.
Quando uma dessas opções está ativada na ação, é possível identificar através do ícone de um cadeado nela.
Para mostrar o resultado, vamos supor que preciso consultar o saldo de algum cliente e para isso vou chamar uma API externa usando HTTP passando um CPF e obtendo o saldo. Aqui estou deixando fixo o valor do CPF mas poderíamos utilizar uma variável sem problemas.
Nessa primeira etapa vou ativar somente para ocultar as entradas.
Vou em settings, e depois deixo somente Secure Inputs (Entradas Seguras)
Vamos agora ver o resultado do nosso flow, que rodou com sucesso.
Quando abrimos o log de execução e olhamos os detalhes da ação HTTP podemos ver que os parâmetros de entrada foram ocultos, não permitindo visualização. E o resultado de saída esta sendo apresentado normalmente
Pois bem, agora também desejamos que a saída seja bloqueada para garantir que ninguém possa visualizar o saldo da conta do cliente. Então voltamos novamente nas configurações da ação e agora vamos ativar o security outputs (Saida seguras).
E vamos executar novamente para ver resultado. E como podemos ver agora nem a entrada e saída ficaram disponíveis para visualização nos logs.
Comente ai! Você já conhecia essa opção no Power Automate?
Forte Abraço, e até o próximo post.